quarta-feira, 24 de março de 2010

Situação da falta de professores continua indefinida


A situação nas escolas da Rede Estadual de Ensino com relação a alta de professores continua crítica, o problema vem se arrastando desde o início do ano. Na Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, até o presente momento  continua faltando professores para algumas disciplinas o que tem se tornado um grande desafio para a equipe gestora da Escola contornar essa situação. Na tentativa de encontrar alternativas viáveis para a continuidade de o ano letivo a Diretora Margarida Soares (Belita) enviou esta semana um ofício direcionado as autoridades competentes da Secretaria Estadual de Educação solicitando providências urgentes para solucionar este grave problema. Veja a exposição de motivos alegados pela equipe Gestora:

A Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, localizada no município de Tangará/RN, oferece Ensino Fundamental e Médio a 883 (oitocentos e oitenta e três) alunos. Por ser a única escola do município a oferecer Ensino Médio, sua clientela é constituída de alunos provenientes da zona urbana e rural.
Nos últimos anos, a exemplo de outras escolas de ensino médio, vem enfrentando problemas de déficit de professor, suprindo esta necessidade com a contratação de estagiários que resolvem momentaneamente o problema, porem a qualidade do ensino ofertado é afetada, em virtude do despreparo do professor, que não domina plenamente os conteúdos, nem tampouco os métodos e técnicas de ensino.
O ano letivo de 2010 começou ainda de forma mais crítica a organização do Ensino Médio por bloco de conteúdos, sem uma prévia preparação do professor, causou a principio um impacto negativo entre os professores. Até o momento não se tem uma definição acerca do processo de avaliação, promoção, aproveitamento de estudos, diários de classe, ficha individual do aluno e principalmente com relação ao déficit de professor.
Após a distribuição de carga horária, várias disciplinas ficaram descobertas, entre elas podemos citar: Inglês, Física, Língua Português, Artes, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Biologia. Ao todo são 108 (cento e oito) aulas que estão sem professor.
A nossa maior preocupação é em relação a solução apontada pelo Estado, ou seja a contratação de estagiários que estejam cursando o 5º período na disciplina que deverá lecionar. Na nossa comunidade não há pessoas que estejam cursando nível superior nas disciplinas citadas e, portanto não há possibilidade do problema de falta de professor ser resolvido. Com relação as horas suplementares, os professores que já trabalharam o ano passado e que teriam condições de assumir as disciplinas que encontram-se descobertas não aceitam mais este compromisso, seja porque não receberam pelas horas trabalhadas no ano passado ou porque não lhes é conveniente.
Até o momento as aulas estão funcionando de forma precária, turmas são liberadas diariamente por falta de professor, inclusive alunos da zona rural. Somos questionados constantemente pelos alunos e comunidade escolar acerca de uma solução definitiva para o problema.
Diante dos fatos expostos, solicitamos de Vossa Senhoria que seja encontrada com urgência uma solução para o problema que não é exclusividade nossa, mas que está afetando sobre maneira as nossas vidas.
Esperamos melhores noticias em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário