quinta-feira, 25 de março de 2010

SEEC Promove Mudanças no Ensino Médio Para 2010


O Ensino Médio organizado por blocos de disciplinas em regime semestral está em fase de expansão no Rio Grande do Norte. Desde 2007 a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura vem implantando a ação de forma experimental em 11 escolas do ensino médio no turno da noite.

A iniciativa está trazendo bons resultados. Houve diminuição na evasão escolar, menores índices de repetência e o conseqüente aumento na aprovação, melhorias na operacionalização do processo de aprendizagem e a maior possibilidade da continuidade dos alunos na escola. Em Natal, a Escola Estadual Francisco Ivo, no bairro de Dix-Sept Rosado e a Escola Vereador José Moacir em São Gonçalo do Amarante são exemplos de bom desempenho com a implantação da proposta. 

A nova metodologia de trabalho se baseia na divisão do calendário anual em dois blocos com 100 dias letivos cada um (Bloco I e Bloco II), de forma que, durante o período a escola possa oferecer as 14 disciplinas divididas, sete em cada bloco, que corresponde a um semestre. A conclusão da série ocorre quando o aluno cumpre os dois blocos de disciplinas nos duzentos dias do ano letivo.

A estrutura curricular prevista para o Ensino Médio não teve alteração nas disciplinas nem na carga horária. Com essa nova proposta houve apenas mudanças na portaria de avaliação Nº 1033/2008 que visa buscar melhorias no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a pretensão da SEEC é proporcionar um trabalho voltado para a integração das áreas de conhecimento (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, matemática e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias).

A proposta do Ensino Médio organizado por blocos de disciplinas em regime semestral foi possível a partir da Lei de Diretrizes e Bases, LDB Nº 9394/96 que no seu artigo 23 estabelece que: "A Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios,ou por forma diversa de organização sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar."    

Com base nesse dispositivo, as escolas da rede estadual de educação do estado iniciaram o ano letivo de 2010 com essa inovação na estrutura curricular. O objetivo da mudança foi proporcionar uma melhor forma de organização que permita, entre outras coisas, "dinamismo em busca de qualidade", um tema bastante debatido no ano de 2009 pelo então secretário, Ruy Pereira, nos diversos encontros pedagógicos realizados com educadores ao longo do ano.   

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