terça-feira, 24 de março de 2009

NOSSOS PROJETOS



A Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, sempre se destacou no Município pela relevância dos projetos desenvolvidos no seu interior e que ultrapassaram os muros da Escola. Buscando sempre fortalecer a gestão democrática, focada no sucesso do aluno e no compromisso do educador em fortalecer a relação entre escola e comunidade alguns projetos tiveram alcance a nível nacional como foi o caso do Projeto Intercâmbio Cultural, desemvolvido pela Professora Maria Lucinete de Oliveira, que teve como propósito desenvolver competências visando incorporar novos conhecimentos e objetivando a troca de experiências entre diferentes culturas das mais distintas regiões do País. A primeira experiência aconteceu com uma escola de Niquelândia/GO em 1998. Nos anos seguintes a troca de experiência aconteceu com escolas das cidades de: Rio Piracicaba/MG, Parentins/AM, Lajeado/RS e mais recente com a Cidade de Ubajara/CE.
Outro trabalho que teve um grande destaque e motivação para os alunos participantes foi o Projeto Experimento Extração Alternativa de DNA. Desenvolvido na Disciplina de Biologia ministrada pela Professora Maria da Conceição Justino Bezerra de Lima. O Projeto teve o objetivo de estimular os alunos no estudo sobre o código secreto da vida através de experimentos científicos com a extração de DNA da cebola, mucosa bucal humana e também do espinafre. Este trabalho foi selecionado pela Secretaria Estadual de Educação do RN em 2006 e foi apresentado na I Feira de Ciências em Belo horizonte em Minas Gerais.
Em 2008 foi realizada a XV Feira de Cultura, um Projeto que envolve toda a Escola e tem a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. O principal objetivo é divulgar os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores nas mais distintas disciplinas através de exposições dos trabalhos científicos e culturais. É um dos eventos que mais chama a atenção e participação da comunidade local.