sexta-feira, 4 de março de 2011

Escola capacita professores para usar o laboratório de informática


Ontem (03), teve início na EEPREJAM, uma oficina pedagógica com o título “Usando o laboratório de informática como um instrumento pedagógico”. A capacitação está sendo ministrado pelo professor Gilvan Lima, coordenador do laboratório e tem como público alvo os professores da própria escola. A oficina está sendo oferecida em turnos opostos do trabalho do professor para que o aluno não tenha prejuízo nas aulas. O objetivo principal é criar condições para que os professores possam dinamizar suas aulas de forma inovadora e prazerosa. “Estamos vivendo um momento em que as informações chegam praticamente de forma instantânea e o professor precisa está inserido neste contexto como um agente ativo e participante. É muito importante que saibamos aproveitar as novas tecnologias como um instrumento facilitador da aprendizagem e o laboratório pode ser um espaço essencial para a dinamização das aulas e conseqüentemente se transformar em um espaço motivador para os alunos. Hoje cada professor tem seu notebook e infelizmente são poucos aqueles que sabem usar o instrumento para tirar proveito para suas aulas, precisamos mudar rapidamente essa realidade e essa oficina tem essa objetivo,” disse Gilvan Lima.
O laboratório da EEPREJAM conta com 20 computadores e possui uma boa estrutura para o trabalho com os alunos. No primeiro encontro da capacitação os trabalhos começaram com uma indagação sobre o uso ou não das redes sociais como o Orkut por parte dos alunos. A princípio a maioria dos professores foram contra, mas no final depois de uma explanação do orientador chegaram à conclusão de que é possível conciliar os conteúdos das disciplinas com essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos alunos. “Um grave erro ao longo do tempo foi exatamente excluir muita coisa que faz parte da rotina dos alunos, a “escola” na maioria das vezes sempre se fechou para o novo, se queremos alunos motivados é preciso que a escola seja atraente e nada melhor do que aproveitar esse fascínio que eles possuem por essa nova forma de comunicação, evidentemente que de forma ordenada e bem planejada”, falou Gilvan. Depois foi apresentado o italc, uma ferramenta didática para professores que permite ver e controlar outros computadores em uma rede. Com o italc é possível um professor ver e controlar o ambiente de trabalho dos seus alunos, fazer uma demonstração que é apresentada nos monitores dos alunos em tempo real, bloquear as estações de trabalho para focar a atenção no professor, enviar mensagens de texto aos estudantes e outras funcionalidades. No final, percebeu-se a empolgação das participantes em usar essa tecnologia para dinamizar suas aula e já ficou marcado para o próximo encontro uma simulação feita pelos professores de uma aula dentro da sua disciplina.

Fotos:









Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho de vocês. Fiquei muito feliz com as iniciativas, registradas através das fotografias. Muito sucesso!

    www.ivanilson.com

    ResponderExcluir