segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

RELATÓRIO DA JORNADA PEDAGÓGICA 2011

Identificação:
Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo. Ensino de 1º e 2º Graus.
Endereço: Rua 13 de Outubro, S/N – Tangará/RN
Telefone: 84 3292 4489
E-mail: eeprejamelo@ig.com.br

Horário de Funcionamento:
• Turno Matutino: 07h00 às 11h30
• Turno Vespertino: 13h00 às 17h30
• Turno Noturno: 18h45 às 22h00

Equipe Gestora:
• Margarida Soares de Medeiros Neto – Diretora
• Maria Lucia Jerônimo – Vice-diretora
• José Gilvan de Lima – Coordenador administrativo e financeiro
• Irinete Bento Fernandes Barbosa – Coordenadora Pedagógica

Equipe de Apoio Pedagógico:
• Eliza Maria Alves Gonçalves Pereira
• Maria José Araújo
• Maria Moemia de Lima
• Régia Maria Pinheiro
• Tânia Maria Felipe de Holanda

Apresentação:

No período de 10 a 11 de fevereiro de 2011, a Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, realizou a jornada pedagógica com o objetivo de discutir, planejar e encaminhar coletivamente, as ações pedagógicas e administrativas, tendo em vista a realização exitosa do ano letivo que se inicia.

Em 10/12/2011 deu-se início a jornada pedagógica 2011 da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, centrada no tema: “Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da educação básica. No primeiro momento foi realizado o acolhimento aos professores, com distribuição de kits de material didático, mensagem de boas vindas e momentos de reflexão. Iniciando o momento meramente pedagógico, foi destacado o objetivo da jornada, colocando em ênfase a análise dos referenciais das avaliações nacionais para instrumentalizar ações de orientações pedagógicas a serem implantadas na escola visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A discussão dirigida que se seguiu, girou em torno da resultado da prova Brasil, ENEN e IDEB, que evidenciam o trabalho que está sendo realizado na escola e se constituem com referenciais para as práticas públicas.
Alguns questionamentos foram utilizados para avaliar a atuação do professor em relação ao conhecimento e uso dos referenciais nacionais da educação básica para orientar o seu trabalho pedagógico. Pelos depoimentos, percebemos que parte dos professores não utiliza os referenciais para embasar seu plano de trabalho anual, como também não deixam claras as habilidades e competências esperadas dos alunos nos diversos componentes curriculares trabalhados na escola.
A proposta da escola é que a partir deste ano os professores embasem suas ações nos referenciais nacionais, observando as habilidades e competências descritas nas matrizes de referência e os conteúdos cobrados no ENEN.
Para fundamentar o professor exibimos o vídeo “Habilidades e competências” de Celso Antunes, seguido de discussão que ajudou na compreensão do assunto em pauta.
No segundo dia da jornada foram destaque os informes administrativos e sugestões para melhorar o funcionamento da escola, seguido da apresentação do calendário escolar, (em anexo) para apreciação e revisão, adaptando-o a realidade da escola.
A apresentação da grade curricular, com a extinção dos “blocos”, trouxe de volta a rotina da seriação e a avaliação acerca do trabalho realizado no ano anterior. Para concluir o trabalho do dia, distribuiu-se a carga horária, por turno e professor, deixando-nos a certeza de qu