terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Curso de Linux Educacional


Este ano os trabalhos no Laboratório de Informática da “EEPREJAM”, aconteceram de forma mais freqüente. Os alunos dos três turnos tiveram a oportunidade de usar o laboratório para fazer suas pesquisas diárias e alguns professores inovaram suas aulas incrementando as mídias dessa nova tecnologia. Contando com 20 máquinas todas em bom funcionamento (mesmo sendo máquinas antigas) atualmente o laboratório tem como coordenador o professor Gilvan Lima, que não mede esforços para deixar sempre os computadores prontos para uso. Segundo Gilvan Lima os problemas técnicos que vão surgindo ele mesmo consegue consertar e conta ainda com o apoio total da Diretora Margarida Soares que sempre acrescenta nos planos de aplicação dos recursos da escola, tudo que é necessário para o bom funcionamento dos equipamentos.
Dentro do plano de trabalho do laboratório, este ano foi oferecido um curso básico de Linux Educacional aberto para todos os funcionários da Escola. “O que chamou a atenção foi que o curso despertou o interesse de funcionários de vários segmentos, além dos professores tivemos a participação de pessoas que trabalham na secretaria escolar e também de ASGs e alguns alunos. Parece que todos estão entendendo a necessidade de estarmos inseridos no mundo da informação e tecnologia”, disse Gilvan.
Com a chegada dos notebooks para os professores, e o desconhecimento do sistema Linux para alguns, a procura por cursos de informática aumentou muito e para o próximo ano o professor Gilvan já está pensando em criar novas turmas para capacitação na área. Ele apenas lamenta que até o momento os laboratórios não tenham sido contemplados com notebooks, pois com ele seria mais fácil de atender aos anseios dos professores e coordenadores.
Fotos:


Projeto Solidariedade

Na última sexta-feira (17/12), aconteceu a culminância do projeto “Solidariedade” que envolveu alunos da 1ª Série “B” do Ensino Médio e foi ministrado pela professora Eligeany Ricardo dentro da disciplina de Língua Portuguesa. A idéia do projeto surgiu quando a Professora trabalhou o gênero campanha comunitária. Após trabalharem as características do texto, a turma resolveu colocar o aprendizado na prática e criaram uma campanha comunitária nos moldes do que havia sido discutido em sala de aula. Desta forma conseguiram arrecadar muitos brinquedos e alimentos que foram transformados em cestas básicas que foram distribuídas entre alguns moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima. Os alunos conseguiram mobilizar inicialmente os servidores da “EEPREJAM” depois partiram para as outras escolas de Tangará e também alguns comerciantes. Para a professora Eligeany Ricardo o principal objetivo foi alcançado, “ Os alunos conseguiram exercer sua cidadania sendo útil para a comunidade local ajudando algumas famílias carentes, eles já estão pensando em fazer uma nova campanha no próximo ano”, disse Eligeany.

Fotos do evento: