sábado, 20 de novembro de 2010

Oficina na Feira de Cultura agrada aos professores



Dentro da programação de XVII Feira de Cultura a organização do evento procurou atender todos os segmentos envolvidos com a educação. Se para os alunos os stands representavam uma grande variedade de conhecimentos nas mais diversas áreas e para a comunidade local as apresentações culturais com shows e espetáculos apontava para um resgate das nossas tradições, para os educadores, o ápice foi a oficina “Relações Interpessoais”, ministrada pelo professor MSc Saulo Medeiros Diniz. A oficina teve como objetivo principal fazer com que os profissionais da educação pudessem refletir sobre o conceito de desenvolvimento e aprimoramento pessoal, como também reforçar a importância da atitude ética na formação da imagem social e profissional. A oficina teve inicio com uma dinâmica, em um clima de muita descontração, onde em alguns momentos parecia que os professores eram crianças, devido a forma prazerosa como o trabalho foi conduzido. O professor Saulo também trabalhou com um vídeo mostrando a importância da autopercepção e autoconhecimento. A oficina foi desenvolvida sempre intercalada com dinâmicas e brincadeiras onde se podia perceber a importância de aprender a relacionar a vida pessoal e profissional com inteligências múltiplas inovações e controle do stress.
No final, o professor Saulo deixou uma frase para reflexão: “Nunca pare de aprender, pois quando parar, não lembrará nem mesmo o que sabe”...
Na avaliação dos professores, a maioria definiu como excelente, e encontros como este, deveria acontecer mais vezes como forma de motivá-los para enfrentar a rotina do dia a dia. Destacaram ainda a competência do professor Saulo Medeiros que trabalhou abordando seus objetivos com muita criatividade e alegria.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Visitação aos stands surpreende organizadores


A Feira de Cultura, a cada ano surpreende os visitantes pela diversidade dos trabalhos apresentados nos stands, este ano, o tema “meio ambiente” facilitou a criação de inúmeros trabalhos utilizando técnicas de reciclagem. As amostras atraem a atenção da comunidade local e durante os dias do evento, milhares de pessoas aproveitam para conhecer o que está sendo desenvolvido por alunos e professores durante o ano letivo. Os stands são abertos ao público em geral nos turnos matutino e vespertino. As salas são montadas obedecendo às áreas especificas e de acordo com o projeto interdisciplinar em ação. Um dos pontos mais positivos descrito pelos professores é a participação ativa dos alunos, que durante o ano vão pesquisando, planejando e se organizando para o grande evento. As equipes: gestora e pedagógica também assumem um papel muito importante dando suporte técnico e financeiro para que as ações aconteçam. Este ano várias excursões foram realizadas entre elas “Dromedunas” em Genipabu, o Aquário de Natal, além de visitas a museus e outras regiões mais próximas da cidade com o objetivo de instruir os alunos dentro de uma nova perspectiva que motiva muito os participantes a produzirem seus trabalhos de acordo com o tema da feira de cultura.

Fotos dos stands:


















XVII Feira de Cultura é um sucesso!!!

A segunda noite das apresentações culturais da XVII Feira de Cultura atingiu todas as expectativas dos organizadores, o público compareceu em grande número e vibrou muito com todas as performances dos alunos da Escola e dos grupos convidados.

A primeira apresentação ficou na responsabilidade do Jardim Escola Educando para o Futuro com a coreografia da música “Brincar de Índio”. Os pequenos artistas do Jardim fizeram bonito no palco demonstrando muita desenvoltura e beleza. Em seguida, aconteceu uma demonstração de Karatê com os alunos da Escola que foram campeões nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERN`s 2010 em Natal.. Na seqüência da demonstração a Equipe Gestora em nome de todos da Escola entregou uma comenda de mérito esportivo a cada um dos atletas pelo feito em nome do esporte tangaraense e em especial da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo. Em destaque e reconhecimento o trabalho de Canindé Agapto, mestre dos jovens atletas. Outro que também foi mencionado foi o professor Cezário Luiz que acreditou no potencial dos jovens e certamente um dos responsáveis pelas conquistas. A primeira a receber sua comenda foi Pâmela Thais, atleta a nível internacional que tem no seu currículo: 3º lugar no brasileiro de Macéio e sul-americano da Venezuela, 4º lugar no Mundial do Canadá e representando a escola a atleta tem sido imbatível nos JERN`s, medalha de ouro em: 2008/2009 e 2010. Em seguida foi entregue a comenda a Érika Gislane medalha de ouro nos JERN`s 2010 na sua categoria. Depois foi a vez do jovem atleta Izaak Bezerra, também medalha de ouro nos JERN`s em 2010 e por fim a comenda ficou com o aluno Jadson Ludemberg atual bi campeão em sua categoria (2009/2010).

Continuando as apresentações culturais o público vibrou muito com o coral da Escola João Ataíde, coordenado pela professora Karina Costa apresentaram a música “Heal the World”.

Outra apresentação que empolgou o público especialmente os jovens foi o grupo de dança “Ritmo Quente” que fez uma mistura de músicas da atualidade com muita sensualidade e harmonia.

O ponto alto da noite e mais aguardado pelo público foi à participação do Grupo Xaxado da Fundação Parnamirim de Cultura. Dirigido pelo professor André Batista, o Grupo apresentou o espetáculo “Saga do Lampião”. Uma verdadeira aula de cultura popular, misturando vários ritmos da musicalidade nordestina com um toque dramático e surrealista envolvendo o medo, a morte e o misticismo tão presente no interior nordestino, a história de um mito contada numa versão inteiramente fascinante. O Grupo surpreendeu a todos pela qualidade do seu espetáculo.

Fotos do evento:



















quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Palestra sobre o meio ambiente mobiliza professores


Dentro da programação do 2º dia da XVII Feira de Cultura, na parte da manhã aconteceu a palestra sobre o meio ambiente e sua preservação, ministrada pela Professora Jussara Maia do IDEMA. Tendo como público alvo professores e alunos do ensino médio. Pós graduada em gestão ambiental a palestrante conduziu os trabalhos de uma forma bem descontraída, mas, demonstrando um vasto conhecimento na área, seu foco principal foi como a população pode se beneficiar da coleta seletiva diminuindo os transtornos e impactos ambientais para o planeta através do processo de reciclagem do lixo e ainda melhorar a  qualidade de vida da população. Jussara Maia apresentou um projeto desenvolvido no município de Arez/RN. Uma ação exitosa onde a comunidade participa do processamento do lixo desde a coleta seletiva até o destino final, um procedimento que exige uma nova postura da sociedade onde a escola e a família e sociedade assumem um papel preponderante no tocante a criação de uma cultura ambiental que deve ser estimulada desde os primeiros anos de vida da criança, uma cultura coletiva voltada para o bem estar de todos.
Na opinião da diretora Margarida Soares (Belita) o tema abordado é muito atual e o que foi discutido irá enriquecer ainda mais as aulas dos professores da Escola, visto que, já se trabalha com esta perspectiva através de um projeto interdisciplinar e quanto mais conhecimentos na área melhor.

Começa a XVII Feira de Cultura


Este ano mais uma vez a Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo está pronta para receber a comunidade Tangaraense para conhecer o que está acontecendo de bom nas suas dependências. Começou ontem (17/11), a XVII Feira de Cultura, um evento tradicional que tem como principal objetivo divulgar os trabalhos realizados por professores e alunos durante o ano no interior da escola. Este ano o tema central e o meio ambiente. O evento conta com stands divididos por área ou disciplinas, palestras, oficinas e à noite acontecem as apresentações culturais da Escola e também de instituições convidadas. A Feira é um grande atrativo para a população que sempre comparece em grande número, tanto para as visitações como para os shows culturais.


A Programação este ano está bem diversificada, na primeira noite, na abertura a Banda Filarmônica Major Theodorico Bezerra presenteou ao público um grande espetáculo, muita harmonia ao comando do regente Crisanto Dantas. Em seguida a diretora da Instituição Margarida Soares de Medeiros Neto abriu oficialmente a Feira de Cultura e falou da importância do evento para a preservação da cultura local. A noite foi recheada de várias apresentações artísticas, uma das mais interessantes foi o desfile de modas confeccionadas com material reciclado, as roupas foram criadas pelo aluno José Claudio, coordenadas pela professora Terezinha Francione (Aninha) em seguida um grupo de teatro da escola apresentou a peça teatral “Brincando e aprendendo com a reciclagem”. Como convidado especial da noite o Grupo de Teatro do Trânsito do DETRAN/RN (TTT) apresentou a peça Chuá Chuá a água não pode faltar. Fechando as apresentações da primeira noite os alunos do Pró-jovem de Tangará demonstraram suas habilidades musicais com as flautas.

Fotos do evento: